top of page
Buscar

COMO PROMOVER O SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA ATRAVÉS DO FACEBOOK

  • portalarquivodireito
  • 2 de jan. de 2015
  • 6 min de leitura

Confira as dicas de como um escritório de advocacia ou advogado liberal devem usar o Facebook para aumentar a interação com o seu público e fazer com que ele interaja com o seu conteúdo, ampliando a visibilidade de sua marca.

Muitos reclamam que o Facebook não funciona para a Advocacia. É muito comum criar uma Fanpage para o escritório, começar a fazer postagens e não conseguir resultados. O público simplesmente não interage com o seu conteúdo.

A verdade é que se você não entender a lógica de compartilhamento no Facebook, nada vai funcionar. Você vai gastar tempo criando conteúdo e fazendo postagens e não vai conseguir alcançar quase ninguém.

Vamos a algumas dicas de como usar o Facebook para aumentar a visibilidade de sua marca e conseguir interagir com o seu público.

1. Entenda o EdgeRank

EdgeRank.png

O EdgeRank é o algoritmo criado pelo Facebook para distribuir os conteúdos postados. Ele leva em conta 3 fatores: afinidade, relevância e tempo.

a. Afinidade

Um conteúdo é distribuído para aqueles que possuem mais afinidade com sua página. Essa afinidade é medida pela interação recente das pessoas com seu conteúdo: se elas visitaram sua página, comentaram, curtiram, compartilharam.

Assim, seu conteúdo será distribuído prioritariamente para aqueles que interagiram com ele por último. Quanto maior a interação, maior o alcance e, por consequência, maior a interação. É um círculo virtuoso que só tende a crescer.

É preciso postar conteúdo relevante e pedir para as pessoas interagirem com ele, para aumentar a afinidade. Isso vai garantir que estas pessoas recebam seus próximos conteúdos.

b. Relevância

Se o seu conteúdo é postado e as pessoas curtem, comentam ou compartilham, isso significa, para o EdgeRank, que ele é relevante. Neste caso, ele distribui seu conteúdo para mais pessoas, mesmo as que possuem menos afinidade com sua página.

Por outro lado, se não há interação, conclui-se que seu conteúdo não é relevante e o alcance diminui.

Conteúdo relevante é aquele que entrega algo de valor. Como as redes sociais não são usadas por pessoas que procuram conteúdos acadêmicos ou de grande complexidade técnica, o público vai interagir mais com dicas rápidas e certeiras, que vão direto ao assunto e dão o "pulo do gato".

Também é preciso ser ser original. Se você compartilha conteúdos de terceiros, o público não vai ver motivos para visitar sua página, já que seu conteúdo pode ser encontrado em outro lugar.

Produza seu próprio conteúdo, de preferência numa ferramenta de Blog. O Facebook não é o lugar para você postar textos longos. Faça uma postagem de imagem e texto curto, com o link para a sua página de artigos.

E converse com toda a sua equipe de colaboradores e parceiros para que interajam com os conteúdos postados, aumentando assim o alcance.

c. Tempo

Por fim, mensagens mais recentes recebem mais prioridade na distribuição do que mensagens mais antigas. Isso vai exigir postagens frequentes.

Quanto mais tempo você fica sem postar, menos o seu conteúdo será distribuído. Seu escritório tem que envolver toda a equipe para a produção de conteúdo, para ter uma boa frequência de postagens originais.

Postagens frequentes vão exigir de você um planejamento editorial. Defina sua estratégia de conteúdo, estabelecendo objetivos e prioridade, equipe, linha editorial, calendário de publicações, etc.

2. Use o Facebook Insights

Facebook Insights.png

O Facebook Insights é uma ferramenta de analytics (análise de dados) disponibilizada pelo Facebook aos administradores de Fanpages. Ele permite o acesso a informações estatísticas sobre o engajamento do seu público com a sua página.

Ele pode ser usado para fazer comparações entre os resultados obtidos por diferentes postagens para entender o que o seu público considera mais relevante.

Nele é possível, por exemplo, determinar qual os melhores horários para fazer postagens e conseguir um alcance maior, quais as postagens receberam mais curtidas, comentários e compartilhamentos.

O Facebook Insights é uma excelente ferramenta para você descobrir muita coisa sobre o perfil do seu público (veja ao final dois links sobre o seu Facebook Insights: onde achá-lo no seu Facebook e como usá-lo).

3. Use conteúdo multimídia

Conteúdo_Multimídia.png

Imagens e vídeos chamam mais atenção e possuem maior relevância para o EdgeRank do que textos.

Ao divulgar conteúdos do seu site, sempre escolha uma imagem temática e chamativa (não apelativa) para postar com o link que leva ao seu site. Fique atento ao tipo de imagem que chama mais atenção do seu público e que geram mais interação e repita a fórmula.

Você pode contratar um profissional ou agência para produzir imagens personalizadas para suas postagens. Elas vão criar uma identidade visual e facilitar que seu público identifique suas postagens em meio à infinidade de mensagens que são postadas a todo tempo.

A página do Tribunal Superior do Trabalho no Facebook é um excelente exemplo de como produzir conteúdo jurídico multimídia e gerar muito engajamento. Veja o link da página ao final deste artigo.

Dica de ouro: vídeos postados diretamente no Facebook são ainda melhores do que os postados no Youtube e trazidos para a rede social. O alcance chega ser 10 vezes maior.

4. Use o Facebook Ads

Facebook Ads.png

É natural que as pessoas ignorem mensagens de pessoas ou marcas que elas não conhecem ou não se lembram. Para isso, é importante usar o Facebook Ads, que são os anúncios pagos, para reforçar a memória de sua marca.

Tais anúncios não são caros e com orçamentos bem reduzidos você consegue ampliar muito sua audiência. Com um orçamento diário de 5 reais, nós, aqui do Arquivo Direito, já conseguimos atingir 30 mil pessoas em menos de uma semana, gerando centenas de curtidas e compartilhamentos.

O Facebook Ads permitem que uma pessoa visualize suas publicações várias vezes, aumentando a chance de gerar interesse.

Não fale de você, mas daquilo que seu público quer ouvir. E cuidado! Se você não tem um conteúdo relevante ou usa o Facebook para enviar apenas mensagens autopromocionais, as pessoas que não te conhecem começam a te marcar como Spam.

Além disso, no caso da Advocacia, anúncios pagos para impulsionar mensagens autopromocionais não são muito recomendados, por conta das restrições do Código de Ética da OAB.

Divulgue conteúdos relevantes do seu site ou blog ou conteúddos multimídia criados por você, ampliando assim o alcance de sua marca pagando pouco por isso.

Dica importante: não use os botões de “promova sua página” que o Facebook espalha convidando você a pagar pelos anúncios. Aprenda a usar o seu gerenciador de anúncios, que é uma ferramenta completa e excelente para segmentar seu público e fazer anúncios (veja o link de como encontrar a ferramenta ao final deste artigo).

Segmentar o público é fundamental para atingir aquelas pessoas que realmente se importam com seu conteúdo e não gastar dinheiro com pessoas desinteressadas.

Você pode fazer isso subindo as suas listas de e-mails e criando públicos personalizados para seus anúncios. Também existe a possibilidade de segmentar o público por interesse, por comportamentos, por faixa etária, região geográfica e outros critérios.

Ao final do artigo, veja um vídeo de uma interessante entrevista com dicas de um especialista em Facebook Ads sobre como usar a ferramenta.

5. Aprenda a cultura das redes sociais

Cultura das Redes sociais.png

Lembre-se que, nas redes sociais, dificilmente alguém estará procurando um advogado para contratar seus serviços. Na melhor das hipóteses, elas fazem este tipo de busca no Google.

Nas redes sociais as pessoas buscam entretenimento, interação e informações. Assim, se alguém se depara com um anúncio de um escritório de advocacia, provavelmente vai ignorar ou, pior ainda, vai te marcar como Spam.

Por outro lado, se se deparam com um conteúdo interessante, elas tendem a curtirem e interagirem com este conteúdo.

Por exemplo, um artigo explicando a demora do inventário que tramita há anos no Poder Judiciário, ou sobre as empresas que perdem dinheiro por não saber recuperar créditos tributários, ou sobre o que deve ser considerado uma boa assessoria jurídica para empresas.

Confira, ao final o link para nosso artigo "O maior erro cometido por advogados ao divulgarem artigos jurídicos na Internet".

Não use o Facebook para anúncios autopromocionais chatos e desinteressantes.

O Facebook pode ser usado como ferramenta de branding (gestão estrategica da marca). A melhor maneira de fazer as pessoas te enxergarem de maneira positiva é entregando a elas um conteúdo que faça alguma diferença: ensine algo novo, organize as informações, dê dicas valiosas, sinalize erros e indique caminhos para acertos, etc.

Lembre-se que quem se interessa por conteúdos jurídicos técnicos é você e não seu público. A não ser que seu cliente alvo seja composto por outros advogados, não divulgue seus artigos técnicos destinados a publicações especializadas para chamar atenção de clientes potenciais.

Ricardo Orsini

Consultor de Marketing Jurídico e Marketing Digital

Banner - Confira os links.png

 
 
 

Comentarios


Marketing Jurídico para Advogados Empreendedores

Faça como mais de 2500 Advogados em todo o Brasil e receba atualizações, dicas e artigos do Blog Arquivo Direito

Respeitamos sua privacidade. Seu email está seguro com a gente!

Artigos populares

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Ebook Grátis do Arquivo Direito

Ebooks Gratuitos

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica

Receba nossas dicas em seu Email

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Facebook Limpa Cinzento
  • Twitter limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento
  • LinkedIn cinza limpo
  • Google+ Limpa Cinzento
  • Pinterest Limpa Cinzento
  • YouTube cinza limpo

© 2014 | Site desenvolvido por Arquivo Direito | Goiânia - GO / Ricardo Orsini (62) 8433-8002

bottom of page