5 COISAS QUE UM ADVOGADO PODE FAZER NA INTERNET ALÉM DE COMPARTILHAR NOTÍCIAS JURÍDICAS
- portalarquivodireito
- 13 de ago. de 2014
- 3 min de leitura
1. Divulgar seu próprio conteúdo
Estratégias de marketing digital são ideais para a Advocacia. Por meio da divulgação on-line de conteúdo de qualidade, especialmente criado para um público alvo definido (seus clientes potenciais), é possível gerar credibilidade, construir uma marca sólida e firmar a autoridade de uma banca de advogados diante do mercado.
A criação de conteúdo próprio, original e valioso é uma das melhores estratégias para engajar o público na Internet. Segundo uma pesquisa da Tracto Consultoria feita em dezembro de 2013, 75% das organizações brasileiras estavam produzindo mais conteúdo do que em 2012. O chamado marketing de conteúdo explodiu como estratégia barata, consistente e de resultados expressivos de médio prazo.
2. Fidelizar os clientes
Com uma marca presente, a possibilidade de conquistar e reter os clientes aumenta muito. O poder de uma marca de atrair e conquistar corações e mentes é impressionante. Por meio da Internet, é possível construir uma estratégia de relacionamento que pode gerar clientes fãs de sua marca. São os chamados leads, seguidores de sua marca sempre dispostos a curtir, compartilhar, comentar, retuitar, etc.
3. Educar o seu cliente
A advocacia é uma área muito pouco compreendida pelo público leigo. Poucos sabem o que os advogados fazem ou porque cobram honorários, que são tidos por muito caros. O marketing digital cria possibilidades de ensinar, para este público, o real valor de bens como segurança jurídica e patrimonial, liberdade, justiça, reparação de danos, etc.
Ao usar seus canais na Internet, você pode divulgar informações que expliquem como o seu serviço funciona, o que você faz, como o seu preço é construído, que tipo de valor você entrega aos seus clientes, quais os benefícios diretos e indiretos, qual o seu diferencial no mercado, etc.
Em processo de educação, o cliente aumenta a sua percepção de valor com relação ao seu serviço. Passa a compreender que você entrega mais valor do que ele acreditava. Com isso, o preço dos honorários deixa de ser um problema para fechar os contratos ou para manter os já existentes (ou, pelo menos, passa a ser um problema menor).

4. Entender melhor o mercado para melhorar o seu serviço
A Internet é uma ferramenta incrível para construir redes de relacionamento com os clientes. São vários os canais de comunicação que possibilitam um diálogo direto e pessoal. Você pode fazer campanhas de emails, formulários ou questionários on-line, postagens em redes sociais, dentre outras ferramentas.
Os canais de comunicação com seu público podem ser usados para realizar pesquisas. Com isso, você afina o seu conhecimento acerca do perfil do seu cliente alvo.
Você também pode realizar o monitoramento das ações de marketing digital dos concorrentes. Isto te dará informações valiosas que permitem antecipar cenários futuros e planejar melhor as suas próprias ações.
5. Segmentar o público para a divulgação dos seus serviços
A grande tendência do marketing digital é a segmentação. Tanto os mecanismos de busca (como o Google), quanto as redes sociais, exploram ao máximo a ideia de nichos de interesse. É possível encontrar o seu público por critérios como geolocalização, idade, sexo, interesses e preferências, atuação profissional, perfil de consumo, cargo ocupado, nível de escolaridade, etc.
Uma vez definido o perfil do seu cliente alvo, ou seja, quem você deseja atingir numa estratégia promocional na Internet, fica mais fácil de encontrá-lo na Internet. A segmentação tem pelo menos dois benefícios: 1º) diminui o esforço de venda dos seus serviços, já que você fala apenas com quem demonstra algum interesse pelo seu serviço); 2º) diminui o custo de investimento em marketing, pois suas campanhas atingirão um público específico bem menor.
Ricardo Orsini
Fundador do Arquivo Direito Soluções e Projetos em Marketing Jurídico
Empresário, mestre em Filosofia pela UFG e bacharelando em Direito pela PUC-GO
ARTIGOS RELACIONADOS:
Comentarii