top of page

MARKETING DIGITAL PODE AJUDAR NA CAPTAÇÃO DE CLIENTES?

  • portalarquivodireito
  • 24 de abr. de 2014
  • 3 min de leitura

Uma das demandas mais recorrentes de advogados que procuram consultores de marketing é a de aumentar a captação de clientes. O marketing tradicional tem boas respostas para este problema:


  • construção de um modelo de gestão para o escritório, que transmita mais confiabilidade e entregue soluções melhores aos clientes;


  • criação de uma plataforma de relacionamento com o cliente, para melhorar o atendimento e buscar a sua fidelização;


  • estratégias promocionais, como a participação em eventos jurídicos e a militância em comissões da seccional da OAB;


  • designar advogados como "vitrine" do escritório, ou seja, ter advogados que em nome próprio promovam indiretamente o escritório, através da realização de palestras, cursos ou mesmo atuando como professores em uma Faculdade de prestígio;


  • vinculação de profissionais do escritório a Institutos ou Fundações, voltados para a disseminação do conhecimento jurídico.


Já o marketing digital é uma atividade muito recente, mas que começa a apresentar resultados surpreendentes. Isso já é realidade em outras áreas de atuação, como no caso dos eCommerces e das Startups, que alavancam negócios por meio de estratégias digitais com poucos custos e retorno em escala e tempo impressionantes.


No Direito, ainda são raros os profissionais dedicados ao marketing digital que adaptam suas ferramentas às peculiaridades da área jurídica.


Apesar da pouca oferta, a demanda por parte dos profissionais por este tipo de serviço já é muito grande.


MARKETING DE CONTEÚDO E PRESENÇA DIGITAL NO DIREITO


O marketing digital pode ajudar na captação de clientes por meio de uma adaptação das estratégias tradicionais de promoção e visibilidade às plataformas digitais.


Nas mídias digitais, tais estratégias ganham em escala, pois se eventos físicos promoviam um profissional para 100 pessoas, na Internet isso pode chegar à casa dos 100 mil.


Como já dito, o marketing para profissionais do Direito ainda não se digitalizou completamente. Por outro lado, o número de profissionais desta área que buscam melhorar a sua presença digital aumenta vertiginosamente.


As oportunidades de inovar e construir vantagens competitivas neste novo cenário são enormes. Temos que reconhecer que a maior parte dos profissionais do Direito já possui algum tipo de presença digital.


Contudo, ela ainda é muito incipiente e carregada de amadorismo. Por conta disso, os resultados em termos de captação de clientela não costumam a aparecem, dando a entender que marketing digital não funciona.


É preciso entender o porquê deste equívoco.


O MARKETING DE CONTEÚDO


O engajamento de público por meio de marketing de conteúdo é uma das estratégias disponíveis mais indicadas para os profissionais do Direito.


Consiste na construção de uma grande lista de seguidores (leads), engajados com a marca do profissional. Esse engajamento é consequência do compartilhamento sistemático de conteúdo útil e relevante por parte do profissional.


O conteúdo relevante conquista o público, ganha a sua confiança, consolida a marca, constrói um senso de autoridade profissional e, de quebra, angaria um séquito de divulgadores expontâneos.


A maior vantagem do marketing de conteúdo é a escala de público que se consegue engajar. A internet tem uma presença muito grande na vida do brasileiro, que gasta em média 27 horas/mês na internet, segundo dados do relatório "Brazil Digital Future in Focus 2013".


A maior dificuldade, contudo, é a própria produção do conteúdo. Nem todos entendem o que significa conteúdo de qualidade em se tratando de mídias digitais.


O perfil do usuário da Internet é diferenciado e aquilo que tradicionalmente é considerado como um bom conteúdo pode ser simplesmente ignorado na web.


Além disso, o tempo é um grande inimigo dos profissionais, principalmente dos advogados, enforcados pelos prazos de seus processos. Ninguém quer arriscar dispor do seu tempo para investir numa estratégia de conteúdo qualificado.


Vencer estes obstáculos é uma questão de atitude. Não há formula milagrosa e o segredo reside em muito trabalho e organização. Ajuda profissional para direcionar os esforços também é recomendável.


É fundamental pesquisar um pouco sobre marketing digital. A internet tem uma tonelada de informações a respeito deste assunto. Isso permite maior segurança na hora de investir em estratégias mais arrojadas no mundo virtual.


Para quem pensa em começar uma estratégia de marketing digital por conta própria, para ir conhecendo o terreno, elaborei uma lista dos 4 erros mais comuns cometidos por profissionais do Direito.


Quem tiver interesse, evita de começar errando. Veja o artigo aqui

 
 
 

Comments


Marketing Jurídico para Advogados Empreendedores

Faça como mais de 2500 Advogados em todo o Brasil e receba atualizações, dicas e artigos do Blog Arquivo Direito

Respeitamos sua privacidade. Seu email está seguro com a gente!

Artigos populares

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Ebook Grátis do Arquivo Direito

Ebooks Gratuitos

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Deixe sua opinião, sugestão ou crítica

Receba nossas dicas em seu Email

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Facebook Limpa Cinzento
  • Twitter limpa Cinzento
  • Instagram Limpa Cinzento
  • LinkedIn cinza limpo
  • Google+ Limpa Cinzento
  • Pinterest Limpa Cinzento
  • YouTube cinza limpo

© 2014 | Site desenvolvido por Arquivo Direito | Goiânia - GO / Ricardo Orsini (62) 8433-8002

bottom of page